Confraria do Status - Blog oficial

Aqui serão postados os eventos que a Confraria do Status participou e os encontros entre os confrades. Além de textos relacionados com as atividades da Confraria do Status

Google
Nome:
Local: Curitiba, PR, Brazil

sábado, novembro 25, 2006

O exame visual

Degustar um bom vinho começa no olhar. Saber analisar a qualidade dos vinhos com um exame visual pode ser muito fácil.
Coloque uma quantidade de vinho correspondente a metade do volume da taça, incline suavemente a taça para visualizar a superfície do vinho, que se torna elíptica e maior.
Contra um fundo branco (uma folha de papel, um guardanapo ou a toalha de mesa) observe os seguintes aspectos:

Limpidez: os vinhos de longa guarda, como os Porto Vintage, os Chateaux de Bordeaux e os Barolos, com o tempo vão formando depósitos no fundo da garrafa. Exceto esses vinhos, todos os outros devem ser límpidos, sem partículas em suspensão ou em depósito. A presença dessas partículas geralmente indica que o vinho é malfeito ou deteriorado.

Transparência: um vinho não pode estar turvo, e sim transparente. Isso pode ser visto colocando-se por baixo da taça um papel com texto.
Observando-se através do vinho, deve-se conseguir ler a palavra . Vinhos deteriorados geralmente ficam turvos.

Viscosidade: todo o vinho deve apresentar viscosidade. Quando é agitado e colocado em repouso, ele escorrerá na parede da taça lentamente em filetes.
Um vinho com pouco densidade é "aguado" e escorre rapidamente nas paredes da taça, sem dar aquela sensação aveludada na boca.

Cor: depois de uma observação geral da cor, é necessário deitar a taça e examinar a superfície do vinho. Poderão ser identificadas duas regiões: a central ou olho, onde a cor é mais concentrada, e a borda periférico ou anel, que tem cor menos concentrada. Com o envelhecimento, os vinhos tintos vão tomando tonalidade alaranjada e chegam até à cor de tijolo. Já nos vinhos brancos, o envelhecimento provoca mudança de cor de amarelo-palha para dourado.

O Vinho e a Saúde



Desde a antiguidade, o vinho é citado como bebida terepêutica e usado para combater algumas doenças. O vinho contém substâncias saudáveis, tais como vitaminas,ferro, magnésio,cálcio,fósforo, sais minerais e antibióticos.
Aqui estão alguns benefícios do vinho:



Para o coração:
  • Diminui em 60% a mortalidade por doenças cardíacas;
  • Quem bebe vinho moderadamente vive em média três anos mais que os abstêmicos;
  • O resveratrol, presente nos vinhos tintos, diminui as taxas de LDL (mau colesterol) e eleva o nível ssanguíneo do HDL (bom colesterol);
Envelhecimento:
  • Retarda o envelhecimento celular e orgânico, prolongando a vida;
Rins:
  • Tem efeito diurético;
Bactérias:
  • Possui ação bactericida e efeito antivirótico;
Viva mais degustando moderadamente um bom vinho !!!

sábado, novembro 04, 2006

Ótimas cervejas


Ultimamente eu tenho experimentado ótimas cervejas, algumas eu já tinha tomado, mas não tem como deixar de bebê-las novamente. O destaque fica por conta da Erdinger e a Devassa, pilsen, ruiva e negra. Também tomei a morena, "La brunete". Muito boa, mas fica longe da Erdinger Dunkel. O chop da Stela Artois, na minha opinião conseguiu bater o da Brahma, mas ainda está longe do chop da Eisenbahn.



Cafés e prosas


Já disse aqui que sou apaixonado por cafés. Que sempre que posso vou tomar café em algum lugar bom aqui em Curitiba. Sempre que posso vou com um amigo, para ter uma boa conversa. Então seguem algumas fotos que achei aqui dos últimos cafés que eu tomei por aqui.

Encontro da Confraria

No mes de outubro os membros da Confraria e alguns amigos se reuniram no Sheridan's Irish Pub.Foi muito divertido e rendeu ótimas risadas. O destaque fica por conta da lingüiça especial da casa que o daniel pediu, não lembro o nome do prato. Acompanhava pães e alguns molhos. Aproveito aqui para divulgar a técnica do pão fatorial. Sempre que pedimos alguma porção que acompanha pão, nós sempre repetimos a porção de pão, pois é de graça. Bom depois da 5ª porção de pão, a porção de lingüiça estava gelada e foi pedido para o garçom esquentar. Mas o que aconteceu foi que o garçom trouxe "a quentinha" e não a porção esquentada, ou seja, ele trouxe numa embalagem para viagem. Situação bem cômica. Mas o destaque de status fica por conta da "beer trip" que eu pedi, vinham 7 tipos de cerveja em copos de 100 ml, pena aquela Old Speckled Hen ser tão ruim. o As cervejas que mais se destacaram foram a Eerdinger e a Guinness. Seguem as fotos.